Na plataforma do facebook, e no dia tres de Novembro de dois mil e vinte e dois, pelas sete horas, SARA ALMEIDA SILVA postou na sua pagina pessoal, a imagem abaixo, acompanhada do texto «Num clube em que é tão raro ver homenagens, esta traduz-se num momento marcante e intenso para todos aqueles que vibraram com o carisma de Henrique Vieira.
Parabéns pela iniciativa Oliveirense!!
![HomenagemHenriqueVieira.png]()
E que gerou as reacções seguintes:
- Pelas onze horas e treze minutos, do dia tres de Novembro de dois mil e vinte e dois FILIPE PEREIRA VIEIRA FIL disse
«
»
- Pelas dezasseis horas e trinta e cinco minutos, do dia tres de Novembro de dois mil e vinte e dois FERNANDO PEGAS disse «Verdade Sara Almeida Silva. A União Desportiva Oliveirense tem se revelado um clube AVESSO a Homenagens e ao Reconhecimento.
Quanto à iniciativa de ontem, do Executivo de Horacio Bastos, aplaudo sim. Mas, acho que é tardia.
Pois, a Homenagem a título póstumo a Henrique Vieira poderia ter sido feita nas Comemorações do Centenário da História dos 100 Anos da UDO. Provavelmente, em conjunto com outras Homenagens a titulo póstumo que ficaram por fazer a muitas outras figuras da União Desportiva Oliveirense.
Ou em alternativa, poderia ter sido criado um evento basquetebolistico, e convidado o Sport Lisboa e Benfica, para uma festa de homenagem a Henrique Vieira, com uma denominaçao especifica ... por exemplo "TAÇA HENRIQUE VIEIRA". Em que se entregaria ao vencedor a referida Taça Henrique Vieira e ao vencido uma réplica da mesma.
E agora, numa perspectiva mais global, e tendo em conta que a União Desportiva Oliveirense já atingiu os Cem Anos, seria porventura oportuno, começar a pensar na criação de um troféu específico, com o propósito específico de premiar o Mérito e/ou o Reconhecimento de todos aqueles que servem a União Desportiva Oliveirense, e a exemplo do que vai acontecendo com outras entidades do nosso Portugal.
Tendo em conta que, a Aguia Germanica é o simbolo predominante do emblema do clube. Não seria descabido de todo, criar-se o trofeu AGUIA GERMANICA DE OURO a entregar aos atletas, dirigentes e funcionarios eleitos, numa GALA ESPECÍFICA para o efeito.
Pensa nisso, Sara Almeida Silva.
««« xxx »»»
E que gerou também as partilhas seguintes:
- Pelas dezasseis horas e quinze minutos, do dia tres de Novembro de dois mil e vinte e dois, o Administrador do grupo privado OLIVEIRANDO ... EM AZEMÉIS partilhou na pagina oficial do grupo, o post de Sara Almeida Silva acima, acompanhado do mesmo texto iniciado assim «Verdade Sara Almeida Silva. A União Desportiva Oliveirense tem se revelado um clube AVESSO a Homenagens e ao Reconhecimento.»
E que gerou as reacções seguintes:
- Pelas dezoito horas e cinquenta e quatro minutos, do dia tres de Novembro de dois mil e vinte e dois SARA ALMEIDA SILVA disse «Fernando Pegas relativamente à homenagem, e considerando que houve uma reação ao falecimento, o que nem sempre sucede, parece-me ajustada a homenagem.
Também é certo que o legado de Henrique Vieira é tão grande, que nenhuma homenagem ou reconhecimento será a mais. Talvez possa a Oliveirense renomear o seu Azemeis Cup com o nome de Henrique Vieira, será algo que a direção pode sempre analisar, diria eu.
Quanto ao troféu de reconhecimento, até já o escrevi, julgo que em primeiro lugar devia haver distinções aos sócios por anos de casa e sim, não me chocava nada e só ficaria bem ao clube atribuir prémios desse genero... mas, lá está, pra mim os sócios estariam primeiro.»
- Pelas vinte e uma horas, do dia tres de Novembro de dois mil e vinte e dois FERNANDA PEGAS disse «Sara Almeida Silva, sem dúvida, a distinção aos sócios por anos de casa, será uma das muitas lacunas do tempo actual ou moderno.»
Fernando Pêgas / Actualizado em 03-11-2022 às 23:30